terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Livros para pensar na vida




Já leu algum livro que te fez pensar? Que você precisou reler para entender melhor? Ou que você leu em outra época diferente da vida e entendeu coisas diferentes?

Bom, esses três livros aqui embaixo fizeram isso comigo. 
Vamos lá conhecer?


1- O sal da vida

Autor: Françoise Héritier

Esse livro te faz pensar sobre os detalhes, as pequenas coisinhas da vida, sobre quem você é e por quê e aonde você quer chegar. O Sal da Vida mostra que os pequenos acontecimentos da vida que moldam quem somos, nos mostra o que é a leveza da vida e a graça de simplismente existir. Também fala sobre os sentimentos poderosos que temos e como as pequenas lembranças, como você brincando de pipa com seu pai ou da sua mãe te acompanhando até a escola, podem ser poderosos.
Este é um livro de poucas páginas de poucas palavras em uma poesia e prosa, mas é um livro que pode mudar o seu estilo de viver e jeito de pensar!

Via Ester Ternero

2- Crianças na escuridão

Autor: Julio Emilio Braz
Não é um livro tão infantil quanto parece! Sim, têm uma linguagem fácil, mas é um livro que faz qualquer um repensar seus conceitos.
O livro é sobre uma menina de 6 anos chamada Rolinha que é abandonada pela mãe na porta de uma igreja. É bem assim, chocante e sem enrolação. A história é narrada por ela, e por isso, conseguimos ver o lado da história com o olhar de uma criança. Ela acaba encontrando a Doca, a líder de um grupo de meninas também abandonadas. Na rua ela conhece a tristeza, miséria, viôlencia, drogas, prostituição, exclusão social, fome e durante o livro mostra a sua mudança psicológica e a esperança de um dia encontrar seus pais. Essa é uma frase muito triste que mostra bem o que eu disse agora pouco:
"O guarda me chutou. Assim, sem mais nem menos, apenas pelo prazer de chutar. Chutou e foi embora como se eu não fosse nada ou fosse algo que devesse mesmo ser chutado. Doca achou que eu era boba de chorar. Aquilo não era novidade para ela e as outras. Todas tem marcas de chute pelo corpo." Pg. 20

Via Ester Ternero
OBS.: Meu gatinho Hilly se intrometendo na foto hahaha

3- Meu pé de laranja lima

Autor: José Mauro de Vasconselos

Uma família simples, com o pai desempregado e a mãe trabalhando até tarde numa fábrica. Essa era a família de Zezé, que tinha 6 anos. Na sua casa pequena e simples, tinha um pé de laranja lima que ele chamou de Minguinho e essa árvore foi seu amigo. Zezé era  peralta e apanhava muito mesmo não tendo culpa até que um dia ele conheceu um português que o ajudou quando teve seu pé cortado. Zezé fez amizade com o português que era muito carinhoso e tratava ele como filho. Um dia o português sofreu um trágico acidente e faleceu. O menino ficou muito triste, não conseguia comer e só ficava deitado. Sua família achou que era por causa do pé de laranja lima que tinha sido cortado, mas não era. O final é lindo, emocionante e surpreendente!
Esse livro nos mostra o poder da amizade, a dor da perda e como as dificuldades da vida dos adultos pode afetar uma criança.

Via Ester Ternero

Espero que vocês tenham gostado! Quis passar para vocês livros que eu li, e me fizeram refletir e reler! Espero que ajude vocês, assim como foi ajudada por eles.


Via Ester Ternero
OBS.: O Hilly de novo rsrs.

Um beijo e até a próxima!!!
https://esterternero.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só de você ter chego à caixinha de comentários, ficamos imensamente felizes... Sintam-se à vontade para escrever e deixar suas opiniões... Valeu!